Logomarca Cavesa
Contato de Telefone


Contato

21.01.2012 às 22h19

Volkswagen Fusca celebra passado de glória no Brasil e se liga no futuro


Foram 30 anos de produção, com 3.367.290 unidades fabricadas (dessas, apenas 130.655 não foram consumidas pelo mercado nacional, sendo exportadas) e infinitas histórias (Quer contar a sua? Use o campo de comentários no final da reportagem). Provavelmente o Volkswagen Sedã, depois Fusca, mereça o título de carro mais carismático já produzido no país, a ponto de ser figura fácil de ser encontrada nas ruas até hoje, 16 anos após o término da sua segunda fase de produção. E essa é a justificativa para que o Fusca tenha um dia só seu: neste dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca.

A instituição da data é polêmica, assim como a origem do carro. No mundo todo, o Dia Internacional do Volkswagen Beetle é comemorado em 22 de junho, marco da assinatura do contrato de produção inicial do modelo, em 1934. No Brasil, reza a lenda, o Sedan Clube decidiu instituir uma comemoração em 1988, escolhendo a data de 20 de novembro. Acontece que a logística falhou e apenas o material comemorativo ficou pronto a tempo: com adesivos e faixas com o logo "20" preparados, a solução foi adiar o evento para outro dia 20, após as festas de fim de ano, em janeiro de 1989.

Nada disso atrapalhou a ascensão do Fusca como carro do povão -- barato, o modelo foi opção de primeiro carro (ou até mesmo o único na garagem) de milhões de compradores que não podiam arcar como modelos mais refinados.

LONGO CAMINHO
Algumas linhas históricas creditam ao austríaco Ferdinand Porsche a criação do Volkswagen, a pedido do ditador Adolf Hitler. Outros defendem que o papel de Porsche tenha sido apenas formal, um mero assinador de contratos. O fato é que o modelo foi um compilado de invenções de diversos engenheiros e surgiu com a função de ser um carro de apelo popular na Alemanha. Daí o nome oficial do carro e, depois, da marca: Volkswagen, literalmente carro do povo, em alemão.

Após um longo período de desenvolvimento, as primeiras unidades foram produzidas em 1938. A produção comercial do carro, entretanto, foi impedida pela 2ª Guerra Mundial, sendo efetivada apenas em 1946, após o término do conflito.
Fonte:

<<Voltar para página anterior...



© Copyright 2015 Todos os direitos reservados à Cavesa

Rua Miguel Couto, 227 - Centro - Campina Grande - PB - Cep.: 58400-273
Fone/Fax: (83)2101-4000 (83)3321-1551